segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Comunicação e Liderança: conhecer o seu público.




A comunicação é fundamental para você ser um bom líder.

Sinek trás três perguntas fundamentais para você fazer: O que você faz? Como faz? Por que faz?

O que você faz e como faz são questionamentos tranquilos de responder. Mas qual o motivo de fazer? Quais são as crenças, os objetivos e os seus ideias que lhe motivam a fazer aquilo que você faz.

Quando você explica aos seus ouvintes o que faz ou como faz, você toda o cérebro dos seus ouvintes, mas quando você fala o motivo de você fazer, sua causa e seus objetivos você consegue conquistar o coração, você consegue cativar o outro e faz gerar ações.

Um bom exemplo é um vendedor de imóveis que vai apresentar uma casa para um casal com dois filhos. O vendedor chega no local e apresenta a casa, fala sobre os cômodos, localização e valores.

Ele transmitiu toda a informação, mas não cativou os compradores. 

É preciso que os compradores se vejam dentro daquela casa. E para conseguir fazer isso você precisa minimamente conhecer o outro.

É fundamental saber quem é o seu público (isso vale para vendas, cursos, palestras, negociações, etc), a sua comunicação precisa estar adequada ao tipo de interlocutor, seu cargo, nível de conhecimento e o papel social que essa pessoa desempenha naquele momento (ex: um médico ele precisa adequar a sua fala para explicar ao paciente aquilo que ele diagnosticou, não sendo o mesmo tipo de comunicação que ele utilizaria com outros médicos, por exemplo).


Portando o vendedor poderia ao falar do jardim mostrado que seria ótimo para as crianças correrem e daria para colocar um balanço na árvore. Sem contar o churrasquinho que da para fazer na churrasqueira dos fundos, ótimo para fazer uma carninha e comer com a família dos finais de semana. A localização é ideal para quem tem crianças, pois é próximo de duas escolas. E assim ele poderia ir apresentando o terreno e a casa.

A comunicação é um processo onde não é apenas saber o que você vai falar, é importante ter o conteúdo e conhecer quem é o seu público.